terça-feira, 21 de agosto de 2012


CONGRESSO DIOCESANO DAS FAMÍLIAS

Com o tema: “Eu e minha família serviremos ao Senhor”. No domingo (19 de agosto), aconteceu no santuário Diocesano Nossa Senhora de Fátima (Fraiburgo diocese de Caçador), o Congresso Diocesano das famílias, esse momento que encerrou a semana nacional da família, e também foi a coroação dos quatro anos do plano Diocesano de pastoral. Congresso o qual reuniu jovens, adultos e crianças de diversas paróquias da Diocese.
Teve início às nove horas com uma calorosa acolhida do bispo Diocesano Dom Frei Severino Clasen, OFM, onde deu indícios do que seria o encontro, unindo famílias e trocando experiências, breve retrospectiva das ações do Plano Diocesano de Pastoral (2008-2012) desde o início até os dias de hoje, dos acontecimentos diocesanos que envolveram as famílias. Após esse momento, os trabalhos foram desenvolvidos através de oficinas direcionadas: aos jovens, aos adultos e as crianças. Onde cada grupo levou reflexões que focaram a família.
Dando ênfase à oficina dos jovens organizada pelas Pastorais da Juventude Diocesana, percebeu uma boa participação, onde mais de 60 jovens de diversas paróquias e movimentos se reuniram para refletir sobre suas famílias. Com a animação do grupo de jovens EJA de Caçador e de João Soares, iniciamos. Em seguida o Carlos (secretario diocesano das PJs) fez uma breve reflexão sobre a temática e motivou um trabalho em grupos para fazer um mosaico (cartaz) com fotos e palavras sobra família e apresentar suas reflexões sobre ele na plenária. Onde percebemos várias ideias, família como uma arvore ou como uma casa. Esse momento teve seu fim com uma apresentação das crianças, antes do almoço partilhado.
Almoço partilhado, lembrando a passagem da “multiplicação dos pães”, diversos pratos doces e salgados levados pelas famílias. Após o almoço mais animação e um teatro que mostrou a realidade das famílias atualmente, que infelizmente muitos deixam a união e o diálogo em segundo plano, para estarem em frente a televisão, computador entre outros. Para finalizar com chave de ouro, a Celebração Eucarística, presidida pelo nosso Bispo Dom Severino Clasen e Concelebrada por outros padres do clero que se faziam presentes na ocasião.
Através dessa atividade conjunta percebe-se o dinamismo dos jovens, aos quais estavam presentes, somando forças, na organização da infraestrutura, dos momentos, animação, entre outras, sabemos que podemos contar com os jovens para a ação de evangelizar e anunciar o Cristo Ressuscitado, que vive entre nós.
Sandro Bento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário